sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A participação do Espírito na experiência de salvação

Temos conhecimento de que o Espírito Santo exerce uma enorme influência em nossa vida espiritual e contribui com importante papel para a nossa salvação eterna.
O Espírito Santo nos convence de nossa vida pecaminosa a partir do momento em que aceitamos a Jesus como nosso salvador pessoal. Ele nos constrange e faz com que nos arrependamos da vida que tínhamos antes de conhecermos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. É nesse momento que ocorre a conversão, mudança de direção e de vida.
A partir do nosso batismo, ocorre um novo nascimento, aceitamos a presença do Espírito Santo em nossa vida e, com isso, inicia-se o processo de salvação, através da regeneração, santificação e culmina com o processo de glorificação, momento este quando somos transformados pelo poder e glória de nosso Senhor Jesus Cristo quando da sua volta. Com a experiência da regeneração, somos mortos para o mundo e vivificados para as coisas espirituais. Já não somos mais nós quem vivemos, mas Cristo que vive em nós, sentimos paz com Deus e o nosso coração é confortado com a presença do Espírito Santo. Com esta presença, sentimos alegria e paz duradoura. Mesmo que o mundo caia ao nosso redor, sentimos paz em todos os aspectos de nossa vida, quando realmente temos a experiência da salvação, influenciada pela divina ação e o importante papel que exerce o Espírito Santo em nossa vida cristã. Os nossos objetivos já não se encontram nesse mundo, mas nos valores do Reino de Deus. Buscamos, pois, com isso o Reino de Deus e a sua justiça e não somente as coisas materiais. A nossa vida torna-se pautada pelos valores eternos, pois “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.

Nenhum comentário: