sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Espírito de Deus nas tradições bíblicas

Com base na Palavra de Deus, realizamos uma análise gramatical concernente às palavras Espírito, espírito e Espírito Santo, tanto no Antigo Testamento, quando no Novo Testamento.
No Antigo Testamento, a primeira passagem bíblica que apresenta a palavra Espírito encontra-se no livro de Gênesis, especificamente em Gênesis 1:2 “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”.
Nesta passagem podemos identificar que o Espírito refere-se a Deus, ou seja, ao sopro de vida de Deus. Quando do processo da criação, Deus, ao criar o homem disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gênesis 1:26). Isso indica que a palavra fazer encontra-se no plural. Daí podemos constatar que as três pessoas da divindade, Deus Pai, Jesus Cristo o Filho e o Espírito Santo, chamado de Espírito de Deus, estavam presentes no processo da criação.
No Antigo Testamento podemos encontrar várias indicações da atuação do Espírito de Deus. Ele participou do processo de criação e toda a vida se originou a partir dele. Neste sentido, podemos afirmar que o Espírito está relacionado à manifestação da vida, gerador de vida, como processo de criação e recriação. Toda a criação é fruto e expressão do próprio Deus. Podemos encontrar as marcas de Deus na natureza, através da beleza do universo e nos seus mínimos detalhes e a grandeza da majestosa obra da criação de Deus. Tudo o que existe foi criado pelo nosso Deus para o benefício de suas criaturas. Podemos também chamar isso de graça e misericórdia de Deus.
A Bíblia ora apresenta a palavra Espírito escrita em letra maiúscula. Quando isso ocorrer está se referindo ao Espírito de Deus. Quando aparecer na letra minúscula está se referindo ao espírito do homem. Quando apresentar a palavra em maiúsculo Espírito Santo está se referindo a uma das pessoas da trindade divina.
No Novo Testamento podemos identificar estas variações em vários livros, mas principalmente nos escritos do apóstolo Paulo, existem inúmeras passagens bíblicas ora apresentando espírito, Espírito de Deus, Espírito e Espírito Santo.
O Espírito Santo no Novo Testamento possui a função primordial de convencer o pecador de sua vida errante, levando-o ao arrependimento para a salvação eterna de Deus. Possui também a função de capacitar o povo para a expansão do Reino de Deus, mover corações, batizar, guiar, consolar, inspirar, motivar e edificar a igreja para o cumprimento do propósito eterno de Deus, cumprir a missão de levar o Evangelho do Reino a toda a criatura e em todos os cantos da Terra.
Com relação aos dons Deus concedeu a todos nós, independentemente de qualquer situação, pois existe uma diversidade de dons e talentos e todos foram dados com vistas ao aperfeiçoamento dos santos, para a edificação do corpo de Cristo, a Igreja de Deus.
Diante da diversidade de dons, será que existe uma escala de importância entre eles? Infelizmente, frequentemente observamos uma grande ênfase em êxtases e denominadas manifestações espirituais das mais diversas, tais como falar em línguas, dons de cura, pular, dançar, gritar, imitação de animais, possessão de cristãos e diversas outras formas de expressão das denominadas manifestações do espírito.
O Novo Testamento nos apresenta outros dons tais como os de ensinar, aconselhar, o dom de profetizar e, no entanto, eles não são frequentemente enfatizados. Será que Deus supervaloriza somente o falar em línguas e os dons de cura em detrimento desses outros dons? Deixo esta indagação para reflexão. Diante disso, podemos concluir que todos os dons espirituais, sem exceção, foram dados a cada um conforme a vocação dos que foram chamados, com o objetivo de aperfeiçoar os santos e edificar a Igreja de Cristo a serviço do seu Reino.

Nenhum comentário: