sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Doutrina de Deus (Alister McGrath)

A Doutrina de Deus, em nossa opinião, mostra-se como um dos aspectos mais complexos da Teologia Cristã, como o próprio autor afirma na introdução de seu texto sobre a Doutrina de Deus.
Realizamos a leitura do presente capítulo e a seguir destacaremos as impressões que obtivemos do mesmo.
Atualmente, existem vários métodos de interpretação da Bíblia, a Palavra de Deus, tais como o método histórico, histórico-crítico, filosófico, idealista, feminista, etc.
Um dos métodos que destacamos é o método de interpretação feminista, que procura apresentar e compreender Deus com os atributos e características femininas. Diante disso, nos vêm à mente os seguintes questionamentos: Deus possui sexo? É possível definir a qual gênero Deus pertence?
Acreditamos que, assim como os anjos, Deus não é nem masculino, nem feminino. No entanto, Ele possui características de um pai e também de uma mãe, pois o ser humano relaciona-se com Ele, ora como se fosse um pai, ora como se fosse uma mãe, conforme passagens bíblicas.
Outra impressão que tivemos é com relação ao fato de termos um relacionamento pessoal com Deus. Como Deus pode ser ao mesmo tempo uma pessoa e três pessoas? Aí é que entra a complexa e polêmica Doutrina da Trindade. Complexa porque o ser humano possui uma mente finita e nela não há lugar para a compreensão de um Deus Triúno. Polêmica pelo fato de até os nossos dias tal doutrina gerar tanta controvérsia, pois ainda existem movimentos religiosos que defendem veementemente que foi o próprio Deus quem morreu na cruz (Patripassionismo, Sabelianismo ou Modalismo).
Será que Deus pode sofrer e morrer, já que Ele possui atributos divinos, tais como a onipotência, onipresença e a onisciência? São estas questões que consideramos polêmicas e complexas que o autor nos apresentou, baseando-se em autores clássicos, tal como Tomás de Aquino, o qual fundamentou toda a sua teologia no pensamento aristotélico.
O que sentimos falta no texto sobre a Doutrina de Deus foi a falta de uma base mais escriturística, pois a autor baseou-se mais em teorias filosóficas à respeito de Deus. Acreditamos num princípio protestante chamado Sola Scriptura, onde é destacada a veracidade das Escrituras Sagradas como autoridade em matéria doutrinária.
Sabemos que Deus existe, através das obras de Suas mãos, a criação, a natureza e através da própria Escritura.
Deus pode ser conhecido através de um relacionamento pessoal com o ser humano e nos envolver como um todo e não apenas intelectualmente.
Através das evidências bíblicas, da criação, dos Seus nomes bíblicos, de Sua atividade, de Seus atributos e de Sua soberania, obtemos o pleno conhecimento e verdadeiro a respeito de Nosso Deus e Salvador.
Podemos resumir Deus numa só palavra: “Amor”. Se Deus não tivesse amor, não teria se compadecido da humanidade e elaborado o plano da redenção através de Seu Filho, Jesus Cristo.
Sabemos que tudo o que Deus fez, foi com o objetivo de salvar a humanidade, mesmo antes de o homem pecar, Deus já havia planejado tudo, pois ele é onisciente. Muitas perguntas a respeito de Deus foram feitas e ainda são feitas na atualidade. Algumas foram respondidas e muitas ainda encontram-se sem respostas. Porém, isso não é obstáculo para O conhecermos e termos um relacionamento pessoal com Ele. Existem mistérios inexplicáveis ao ser humano e somente na eternidade, estas perguntas poderão ser respondidas, com plena certeza.

Nenhum comentário: