sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Autonomia do Espírito da Palavra

Temos conhecimento de que o Espírito a todos dá o devido discernimento. Ele é a força ativa, sopro divino, autoridade e poder de Deus. Ele é Deus. Ele intercede por cada um de nós e nos convence do pecado. Recebemos a iluminação e a inspiração do Espírito Santo para interpretarmos as Escrituras. Sem Ele é impossível compreendermos a Palavra de Deus.
Através da influência do Espírito Santo é que somos motivados a obedecermos a Palavra de Deus. Mas quando podemos saber se é o Espírito quem está nos inspirando? O nosso padrão e regra de fé devem estar de acordo com a Palavra de Deus.
No entanto, percebemos que por causa da livre interpretação das Escrituras Sagradas é que têm surgido ultimamente muitas divisões e uma infinidade de denominações a cada dia. Qual deve ser então o parâmetro, a norma de conduta e a regra para não incorrermos em erros e em heresias, já que o “Espírito está além de qualquer uma de nossas interpretações que julgamos ser verdadeira”? Esta é uma pergunta bastante intrigante, já que existem vários métodos de interpretação e todos são limitados. Até o momento não identificamos um método cem por cento seguros, próximo da realidade e intenção do autor, seja ele qual for, apesar dos esforços dos exegetas e hermeneutas.
Concordo plenamente que temos de construir uma pneumatologia que respeite a liberdade de interpretação, porém, que seja construída com responsabilidade, sem confusão, pois o Espírito a todas as coisas perscruta, pois é Espírito de revelação, de sabedoria e de conhecimento.
Caso contrário, a livre interpretação das Escrituras Sagradas poderão se transformar em anarquia e, consequentemente incorrerá em heresias, sendo que tais erros são contrários a uma sã doutrina cristã. Portanto, o padrão normativo continua sendo a Palavra de Deus, como regra de fé e prática para a vida cristã. Ela é a norma mais elevada, o padrão e a essência para julgarmos a livre interpretação da Palavra de Deus, com autonomia do Espírito da Palavra.

Nenhum comentário: