sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A hermenêutica da ressurreição: fato histórico ou experiência de fé?

Toda a fé cristã depende do estudo da Cristologia. A divindade de Jesus e a sua ressurreição é a base, o fundamento, sentido e a razão da fé cristã. Existem muitas coisas na Bíblia que a sua prova cientificamente torna-se difícil ou até impossível. Como provar que Jesus não ressuscitou, já que não conseguiram encontrar o seu corpo físico? Ou ao contrário, como provar que Ele ressuscitou? Neste caso, devemos aceitar este assunto pela nossa experiência de fé, mas ao mesmo tempo com a razão, pois o apóstolo Paulo afirma que “se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a nossa fé... e ainda permaneceis nos vossos pecados”. (I Cor. 15-14-17).
Toda a experiência de fé cristã está baseada na ressurreição física de Jesus Cristo. Ele ressuscitou fisicamente, conforme o relato de Lucas 24:36-43 e em João 20:19-23. Ele ressuscitou e subiu aos céus na qualidade de Deus-homem e iniciou a sua importante obra intercessória como nosso Mediador e Sumo Sacerdote e como nosso Advogado junto a Deus Pai. (Hebreus 8: 1 e 2).
O apóstolo Paulo, divinamente inspirado pelo Espírito Santo, afirmou no livro de Atos:
Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. (Atos 1: 9-11). [1]

Philip Schaff, um renomado teólogo sistemático, escreveu que “a ressurreição de Cristo é enfaticamente uma questão-teste da qual depende a genuinidade ou a falsidade da religião cristã. Ela é o maior milagre ou o maior engano registrado pela História”. [2]
Dentro da mesma linha de pensamento, outro destacado teólogo, chamado Willbur Smith afirmou:

“A ressurreição de Cristo é a própria cidadela da fé cristã. Esta é a doutrina que subverteu o mundo no primeiro século, que ergueu o cristianismo acima do judaísmo e das religiões pagãs do mundo mediterrâneo. Assim sendo, dela depende praticamente tudo aquilo que é vital e singular no Evangelho do Senhor Jesus Cristo: ‘Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé’ (I Cor. 15:17). [3]

Diante dos textos expostos acima, somente podemos chegar à seguinte conclusão: Que Jesus Cristo ressuscitou literalmente, depois de quarenta dias ainda apareceu aos seus discípulos e várias testemunhas oculares puderam comprovar o seu aparecimento. As suas mãos e os seus pés ainda conservavam as marcas de seu sofrimento na cruz. Não há como negar estes fatos biblicamente. A ciência poderá até querer explicar através da razão, mas pela fé os cristãos acreditam nos fatos narrados na Palavra de Deus.
A ressurreição de Jesus Cristo apresenta a esperança para nós, seus seguidores, de que em breve todo o mal, enfermidades, fomes, pestes, violência, serão banidas da face da terra, pois a ressurreição é um fato restaurador, é uma realidade para os crentes que acreditam que todas as coisas serão restauradas aos estado original. Jesus venceu a morte! Ainda que morramos nesta vida, podemos ter a certeza absoluta, se crermos na ressurreição de Cristo e no sacrifício que Ele fez por nós na cruz, na certeza da vida eterna e na restauração de todas as coisas. Maranata vem logo, Senhor Jesus! Amém!


[1] A Bíblia Sagrada. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
[2] Phillip Schaff, History of the Christian Church - Grand Rapids, MI: Wm. B. Eerdmans, 1962, vol. 1, p. 173.

[3] Willbur M. Smith, “Twentieth-Century Scientists and Resurrection of Christ”, Christianity Today, 15 de abril de 1957, p. 22.

Nenhum comentário: