sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Considerações introdutórias da Teologia da Revelação como pressuposto fundamental para o estudo da Cristologia

No presente texto foi abordada as duas teorias mais conhecidas da Revelação. Uma denominada de Teologia da Revelação Clássica e a outra de Teologia da Revelação a partir da Modernidade.
A Teologia da Revelação Clássica, de acordo com o texto estudado, é pensada em duas características principais: A Revelação Geral e a Revelação Particular ou Específica.
Com base na Revelação Geral Deus se auto-revela ao ser humano, desde a fundação do mundo, através das obras da criação, da história e da personalidade do próprio homem (ERICKSON, 1997 pp. 41-43).
Já na Revelação Particular ou Específica Deus se revela para certas pessoas e em épocas apropriadas, pois o pecado provocou separação entre Deus e Suas criaturas e, para que haja uma reaproximação entre ambos, Deus se auto-revela ao ser humano, fazendo com que o mesmo se reaproxime também Dele.
Deus também se auto-revela através da História, ou seja, Ele se manifestou através de Seu filho Jesus Cristo, o qual se encarnou como homem e morreu pelos nossos pecados.
Neste sentido, optamos por esta linha de raciocínio. Preferimos a concepção Clássica da Revelação, pois as Escrituras Sagradas são claras a respeito da Revelação de Deus através de Seu Filho Jesus Cristo. (Salmos 19:1; Romanos 1:20; Hebreus 1:1 e 2; João 17:3; Efésios 4:21).
Por outro lado, não podemos desprezar a concepção Moderna de Revelação, pois sabemos que a verdade de Deus é um processo contínuo, que ainda continua em andamento diante das novas exigências da pós-modernidade. No entanto, temos o suficiente para a nossa salvação revelada nas Sagradas Escrituras. Porém, existem ainda mistérios que o Senhor ainda irá nos revelar.
Nessa linha de raciocínio, o ser humano passa a ser o sujeito participante do fenômeno revelatório, ou seja, Deus se revela ao ser humano e ele interpreta tal revelação a partir de sua experiência de fé, baseado na sua visão cultural de mundo (social, política e econômica).
Diante disso, podemos deduzir que a Revelação torna-se um encontro de Deus com os seres humanos e uma busca do ser humano a Deus. Nesse processo há um relacionamento contínuo entre Deus e o homem.
Diante das teorias estudadas, a única objeção que temos é com relação à concepção Moderna de Revelação, a qual considera o texto bíblico apenas como literatura religiosa, busca dissecar o texto bíblico, baseados nas ciências exegéticas que pesquisam o texto sagrado, sem levarem em consideração que a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada verbalmente pelo próprio Deus. Com isso coloca em cheque a veracidade das Escrituras classificando-a como um livro cheio de mitos e lendas e não como ela é em si mesma, a verdade plena revelada pelo Senhor aos seus servos.

Nenhum comentário: