sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Espírito Santo

A “nova” mensagem agora, é que a Trindade não é bíblica, porque Deus tem um espírito, o homem tem um espírito, Jesus tem um espírito, e o Espírito Santo não tem, porque Ele não existe. Não será isto um lamentável equívoco?
A palavra Trindade, batismo por imersão e milênio, não aparecem na Bíblia. Isso, porém, leva você como cristão, a recusar a palavra de Deus? Claro que não!
O batismo por imersão (Mar. 11:30; Luc. 20:4; Rom. 6:4) é ensino divino. E “mil anos” é mencionado várias vezes na Bíblia (Apoc. 20:2,3,4,5,6,7; II Ped. 3:8; Sal. 90:4).
A Trindade é muito clara na Bíblia, mas só a entenderá, aceitará, e a vislumbrará pela fé, os que não recusam nem negam o Espírito Santo.
Veja se não é doce detectar a Trindade pelo filtro da humildade, estribada na “fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 3).

A Trindade no Céu (Isaías 6:3)
“E [os serafins] clamavam uns para os outros, dizendo: Santo [Pai], Santo [Filho], Santo [Espírito Santo] é o Senhor dos exércitos...”
Nota: Os serafins possuem seis asas. Duas cobrem o rosto. Duas cobrem os pés. Duas voam. Isa. 6:2.
“E os quatro animais [serafins] tinham, cada um de per si, seis asas... e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo [Pai], Santo [Filho], Santo [Espírito Santo] é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, que era [Pai], e que é [Espírito Santo], e que há de vir [Filho].” – Apoc. 4:8

A Trindade na Bênção do Velho Testamento
Números 6:24-26
“O Senhor (Pai) te abençoe e te guarde.”
“O Senhor (Filho) faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti.”
“O Senhor (Espírito Santo) sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz.”

A Trindade Na Benção Do Novo Testamento II Coríntios 13:13
“A graça do Senhor Jesus Cristo (Filho)”
“e o amor de Deus (Pai)”,
“e a comunhão do (Espírito Santo) seja com vós todos. Amém.”
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações”
“batizando-os em nome do Pai”
“e do Filho”
“e do Espírito Santo.”
Isso não enche o seu coração de alegria, de paz, segurança, confiança? Claro que enche! Não é?
Quanto ao Espírito Santo, confiram, meus amados, se merece crédito esta “nova” mensagem de que Ele é o pensamento ou a mente de Deus. Aceitem apenas o que diz a Bíblia, certo!
Se o Espírito Santo fosse uma mera influência ou força, qualquer um poderia tentar apropriar-se dEle para usá-Lo. Sendo o pensamento ou a mente de Deus, teríamos que arrancar da Bíblia os capítulos 14,15,16 de João, pois ali é apresentando com divina clareza:
1° – A vinda do Espírito Santo como uma pessoa. (João 14:16).
2º – O caráter e a personalidade do Espírito Santo. (João 15:26).
3º – A missão específica do Espírito Santo. (João 16:8-11).

Também o Velho Testamento deveria perder o valor, pois apresenta o Espírito Santo 88 vezes, em 22 dos 39 capítulos que o compõe. E que dizer do Novo Testamento que fala 252 vezes deste Ser especial?
Antes do Pentecoste o Espírito Santo vinha à Terra como um “visitante transitório”, e esporadicamente. Alguns exemplos:
1º – Contendeu com os homens (Gên. 6:3).
2º – Capacitou a Bezaleel (Êxo. 31:3-5).
3º – Tornou Sansão invencível (Juí. 14:6).

Usou homens como:
1º – Josué (Núm. 27:18).
2º – Gideão (Juí. 6:34).
3º – Saul (1 Sam. 10:10).
4º – Davi (1 Sam. 16:13).

Não Esqueça: 252 vezes! Haveria possibilidade de erro de tradução, de compreensão, de visualilização? Claro que não!

Ellen White, disse: “O Espírito Santo vem ao mundo como representante de Cristo. Ele não somente diz a verdade, mas é a verdade – a Testemunha fiel e verdadeira. É o grande esquadrinhador de corações, achando-Se relacionado com o caráter de todos.” – CPE, pag. 61

Confira agora, se não é assim:

Jesus cumpriu a Sua parte do plano de salvação aqui na Terra, e teria que retornar ao Céu. Mas, garantiu aos Seus discípulos: “... e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mateus 28:20. Como estaria Jesus conosco se Ele iria subir ao Céu?
• Estar conosco é a segunda parte do plano de salvação e seria desempenhada por outra Pessoa, veja!
“E Eu rogarei ao pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. João 14:16. Por que outro? Quem é este outro? Um pensamento? A força da mente de Deus?
• Quem, a Bíblia apresenta ser o outro Consolador e qual Sua obra?
“Mas o consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu Nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo que tenho dito” João 14:24.
Aceitar que o Espírito Santo, é a mente ou pensamento de Deus, não contradiz a Bíblia? Jesus disse que enviaria uma Pessoa.
• O plano que a Trindade estabeleceu no Céu para redimir a raça humana, teria de cumprir-se dentro das minúcias insondáveis do coração divino. A Bíblia confirma.
“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que Eu vá; porque se não Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas quando Eu for, vo-Lo enviarei”. João 16:7.
• O Espírito Santo – o Deus Consolador, assumiu o posto de Jesus para realizar uma obra específica.
“Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dEle procede, esse dará testemunho de Mim”. João 15:26.
“Quando vier, porém, o Espírito de verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará de Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas que hão de vir”. João 16:13.
“Ele Me glorificará porque há de receber do que é Meu, e vo-lo-á de anunciar”. João 16:14
• Este bendito Consolador, o Deus Espírito Santo era reconhecido, aceito e amado pelos discípulos.
“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias”. Atos 15:28.
“Aos quais foi revelado que, não para si mesmo, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o Evangelho; para as quais os anjos desejam bem atentar”. – I Pedro 1:12.
• A recusa deste Deus Consolador, revela a condição da pessoa. Disse Jesus:
“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; mas vós O conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”. – João 14:17. (Leia 1 Cor. 3:16,17 6:19,20).
• É pecado recusar a obra deste Deus Santo!
“Quando Ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. – João 16:8.
O Espírito Santo é uma pessoa, porque convencer, apelar, louvar, dar, dizer, anunciar, ensinar, e impor... só pessoas fazem. Não é mesmo?
• Os crentes em Cristo são selados, mediante a fé. Quem faz esta obra?
“ Em quem [em Cristo] também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e, tendo nEle [Cristo] também crido, fostes selado com o Espírito Santo da promessa”. – Efésios 1:13.
• Por que Espírito Santo da Promessa?
Porque Jesus prometeu enviá-Lo. João 14:16,26; 16:7; 15:26; 16:13.
• Mas, para que serão selados os crentes?
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30.
• Não esqueça a humildade de Davi:
“Não me lances fora da Tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo.” – Salmo 51:11.
• Prosseguir neste caminho contrário ao Deus Consolador, é recusar a inspiração da Bíblia. Jesus sabe o que diz:
“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos quanto mais o Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem?” – Lucas 11:13. Recusar esta dádiva é suicídio espiritual!
• Não rejeite a palavra do Senhor Jesus. Cuidado, por favor, cuidado!
“Portanto, Eu vos digo: todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o filho do Homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”. – Mateus 12:31-32.
“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?... Não mentisse aos homens, mas a Deus”. – Atos 5:3 e 4.

Fonte: www.ados.com.br

Nenhum comentário: