quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Prática Ministerial Requer Liderança Cristã

Para que um líder cristão desempenhe e desenvolva adequadamente a sua prática ministerial necessita primeiramente estar sujeito à Cristo e à Sua Palavra. O primeiro passo é a submissão a Deus e obediência à Sua Palavra.
O líder necessita exercer a sua função com eficiência e eficácia e ser um líder servo. Ele deve sentir que é vocacionado para a obra e sentir o peso do chamamento de Deus. Deve estar disposto a realizar o trabalho que Deus lhe atribui com satisfação e responsabilidade.
Apesar das limitações do ser humano, Deus o habilita para a Sua obra, dando-lhe os dons e talentos necessários para o desempenho de uma boa liderança. O caráter do líder é de suma importância, pois um líder que não seja exemplo para a sua comunidade não merece crédito e será um péssimo exemplo para a Igreja.
Um líder exemplar deve possuir qualidades essenciais tais como visão, dedicação, capacidade de assumir riscos, ser responsável, honesto, exemplar, ser flexível e sensível aos problemas dos liderados, possuir influência na comunidade em que atua, saber ouvir e principalmente possuir integridade de caráter e a comunidade deve confiar inteiramente nele.
Sem estas características ou qualidades, dificilmente um líder terá sucesso em sua prática ministerial, pois o líder deve ser irrepreensível, esposo de uma só mulher, deve possuir retidão de caráter, ser um líder servo, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que veio a este mundo para servir e não para ser servido.

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente, reflexão Sobre como deve serum líder, parabéns!

Severino Brêda da Silva disse...

Boa tarde!

Muito grato pelo comentário.
Apesar de ter sido feito na época de minha graduação, creio que ainda está atualizado.