sábado, 5 de setembro de 2009

Mandato Cultural

Ao homem criado por Deus foi dado domínio sobre tudo o que os seus olhos poderiam contemplar, pois ele foi feito à imagem e semelhança de Deus. Desta forma podemos afirmar que o ser humano teve origem pelas mãos do próprio Deus criador. O homem não evoluiu de uma bactéria ou primata, nem tampouco surgiu de uma explosão. Ele é criatura e filho do Deus Altíssimo, criador e mantenedor de todo o universo.
Quando Adão e Eva foram postos no Jardim do Éden, foram estabelecidos como mordomos. A palavra mordomo tem o significado de “administrador de uma casa ou de um estabelecimento alheio” . O administrador é “o que dirige ou superintende estabelecimento público ou particular”
Aos habitantes do Jardim do Éden lhes foram confiados o cuidado do jardim, “para lavrar e guardar”. Neste sentido, podemos dizer que ao homem foi confiado o cuidado do planeta. O domínio sobre tudo não significa que o homem deva agir de forma irresponsável, escravizando os próprios irmãos, extinguindo a fauna, a flora, os rios e mares. Enfim, ele deve cuidar e preservar a natureza.
Portanto, o ser humano deve agir de forma responsável perante a criação de Deus. Ele deve respeitar o meio ambiente e agir conscientemente dentro de uma ética cristã da responsabilidade, pois ao final, prestará contas ao seu Senhor de tudo o que lhe foi confiado.

REFERÊNCIAS:

Boyer, Orlando. Pequena enciclopédia bíblica – São Paulo: Editora Vida, 2006, 2. ed.
Idem, p. 29.

Nenhum comentário: