sábado, 5 de setembro de 2009

A Base Bíblica da Missão Integral.

O capítuo 5 de Neemias expõe a pobreza, a escravidão e a fome por que passava a nação de Israel, devido à usura e exploração dos fracos pelos poderosos, dentre os próprios irmãos do povo.
De tanta exploração que havia, foi necessária a criação de leis específicas regulamentando a escravidão dos servos e o cuidado pelos pobres e necessitados.
O capítulo 5 de Miquéias aponta para a promessa do nascimento do Messias e o seu reinado que deveria vir para libertar o povo do Judá do seu próprio julgo e das nações inimigas, sanguinárias e impiedosas.
No livro de Lucas, Jesus se se apresenta como o cumpridor das profecias de Isaías, como o libertador dos cativos e para pôr em liberdade os pobres e oprimidos do poder escravizante da elite dominante. No entanto, apesar de Jesus preencher todos os requisitos para ser o Messias, foi rejeitado pelo seu próprio povo, o qual deveria tê-lo reconhecido como aquele traria paz e libertação aos cativos.
Diante da leitura dessas passagens bíblicas, podemos afirmar que desde aquela época já havia exploração e dominação dos pobres e oprimidos, até mesmo dentro da própria nação de Israel, a qual deveria ser exemplo de bondade e misericórdia para com as nações vizinhas.
Deus sempre se preocupou com as necessidades físicas e espirituais de seu povo. Ele se preocupa com os pobres deste mundo e exige que todos os povos e governantes dêem também atenção especial aos necessitados. Diante disso, podemos afirmar que Deus sempre fez uma clara opção preferencial pelos pobres e oprimidos, o humilhado, o desesperado, o fraco, desamparado, destituído, carente, a viúva, o estrangeiro e todo aquele que clama por justiça.
A mensagem de Cristo, como Messias veio de encontro às necessidades do povo sofrido e oprimido de sua época e, ainda nos dias atuais necessitamos dessa poderosa mensagem que poderá nos libertar da opressão e da escravidão dos poderes dominantes e de um inimigo mortal denominado de pecado do egoísmo.

Nenhum comentário: