domingo, 4 de outubro de 2009

O Pastorado como Prática Ministerial

Diante das qualidades exigidas, relevância e importância, o ministério pastoral de fato, “...é uma das mais sublimes atividades que podem ser exercidas no reino de Deus”. Concordo plenamente com os requisitos e com as qualidades pessoais indispensáveis requeridas para o exercício do ministério pastoral.
No entanto, diante de tantas qualificações exigidas, ainda não me sinto preparado para assumir o ministério pastoral, pois, desde o início de meus estudos, sempre deixei claro que a minha opção ao ter escolhido o curso de teologia, foi com o objetivo de adquirir conhecimentos acadêmicos. Quem sabe num futuro próximo Deus prepare alguma coisa para o Teu servo! Tudo dependerá da vontade Dele.
Existem algumas coisas em minha vida pessoal que ainda precisam ser ajustadas. Uma delas é o desapego às coisas materiais. Como é difícil para quem já possui uma profissão estabilizada, ter que deixá-la para assumir um ministério que infelizmente ainda não é muito valorizado pela sociedade e até pela própria igreja!
Infelizmente, muitas igrejas não levam em consideração os requisitos indispensáveis de um futuro ministro do evangelho e acabam se precipitando, impondo as mãos sobre pessoas despreparadas e, isso acaba por prejudicar a obra de Deus.
É necessário, portanto, que se leve em consideração a vocação, os dons, o caráter e as qualidades indispensáveis de um futuro ministro do evangelho.
É óbvio que estes requisitos são essenciais para todos os ministérios desenvolvidos na igreja. No entanto, o ministério pastoral, como já afirmado, é uma das mais importantes funções desenvolvidas no reino de Deus e o pastor deve ser um exemplo para a sua comunidade e qualquer deslize, toda a igreja sofrerá por causa do seu mau testemunho. O sucesso de uma congregação muito dependerá da conduta moral de seu pastor.

Nenhum comentário: