domingo, 4 de outubro de 2009

O Ministério de Capelania Escolar

Para ser um capelão bem sucedido o primeiro pré-requisito será que ele se sinta vocacionado para este ministério. Sem vocação não há que se falar em sucesso na capelania.
A capelania tem por objetivo principal apoiar famílias de estudantes em escolas, com enfoque na solidariedade humana, no cuidado, aconselhamento e orientação quanto aos conflitos existenciais, sofrimento do ser humano em razão de distúrbios familiares e problemas pessoais.
O capelão deverá possuir uma boa formação humanística, principalmente em aconselhamento e teologia, cultura geral, boa personalidade, amável e estar sempre disposto a ouvir as pessoas. Na maioria das vezes as pessoas querem apenas ser ouvidas.
O capelão deve estar sempre bem apresentado, portando vestimentas descentes e totalmente higienizado, pois as pessoas julgam muito pela aparência física. A sua família deve ser bem estruturada e ele deve ter muita paciência, fé e sempre uma palavra de ânimo para conseguir lidar com todas as situações em que se depara. Deve ser um exemplo para a comunidade, pois também desenvolve um ministério pastoral, seja na escola, nos hospitais ou numa empresa.
O trabalho do capelão é indispensável. Dentre suas atividades de capelania destacamos a visitação a alunos, doentes em hospitais, orientação familiar, etc. Assim como todo ministro do evangelho, o capelão necessita agir com ética cristã em suas relações com seus aconselhandos.
Ele poderá desenvolver trabalhos sociais, palestras sobre qualidade de vida, recreações espirituais e promoção da dignidade da pessoa humana. Enfim, há um leque de possibilidades para se desenvolver o trabalho de capelania, tanto em escolas públicas ou privadas, quanto em hospitais, em empresas e organizações não governamentais.

Nenhum comentário: