domingo, 4 de outubro de 2009

A Capelania Hospitalar Como Prática Ministerial

Além de se tratar as doenças das pessoas, é importante tratarmos a alma, a vida espiritual. A prática ministerial no trabalho de capelania hospitalar deve se preocupar com pessoas e não apenas com doenças. Atrás de uma doença existe um ser humano que necessita de cuidados tanto físicos, quanto psicológicos e espirituais.

O capelão hospitalar é um colaborador do bem estar do paciente e o seu trabalho tem por objetivo principal consolar e aconselhar os pacientes, seus familiares e os profissionais que atuam em equipe num hospital.

Destacamos este pensamento onde se afirma que o objetivo da capelania é “levar renovação espiritual, apoio e consolo emocional. Essa ação é voltada aos pacientes, aos seus familiares e aos profissionais da saúde, procurando tornar o ambiente hospitalar o mais humano e confortante possível”.

Temos conhecimento de que o ser humano é um ser holístico e desde os tempos primórdios da medicina o emocional e o físico já estavam relacionados. Um dos precursores da medicina foi o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, que em sua época já realizava a relação entre corpo, alma e espírito.

Nos tempos modernos, pesquisas têm sido desenvolvidas no intuito de se descobrir a relação entre a recuperação de pacientes que praticam algum tipo de religiosidade ou fé e as estatísticas demonstram que há uma ligeira melhora destes pacientes.

Outro aspecto que destacamos é o aconselhamento com pessoas em estado terminal. É uma parte extremamente difícil ter que aconselhar uma pessoa em estágio final de sua vida. É nesse aspecto que considero indispensável a atuação do capelão hospitalar, pois nessa ocasião deverá possuir os conhecimentos bíblicos necessários para que se possa orientar o paciente a ter uma despedida dessa vida e uma tranqüila passagem para o mundo espiritual.

Enfatizamos também a importância do trabalho em equipe, pois um capelão não consegue desenvolver um bom trabalho sozinho. A sua equipe precisa estar bem estruturada, de acordo com as necessidades de cada cidade ou região. É indispensável uma boa qualificação para o sucesso deste trabalho e acima de tudo, é preciso ser vocacionado para esse trabalho.

Um comentário:

daniel disse...

papai eu te amoooooooo