segunda-feira, 29 de junho de 2009

"Neo-Esoterismo Midiático".

O sociólogo, mestre e doutor em Ciências Sociais, Silas Guerriero, autor da sua obra Novos Movimentos Religiosos: O quadro brasileiro. Paulinas, 2006, apresenta um panorama e a imensa variedade existente entre os novos movimentos religiosos. Ele discute o contexto sociocultural que tornou possível esta efervescência de religiosidades, para depois analisar suas características, tanto sociais como religiosas. Ao final, ele volta o foco para a sociedade brasileira e procura exergar aí os componentes dessas novas religiões.
A obra acima vale a pena ser lida, pois traça um perfil dos vários movimentos religiosos contemporâneos.
Antes de falarmos sobre o tema proposto, cabe no momento fazermos uma distinção entre as palavras “esoterismo” e “exoterismo”.

A Enciclópedia Eletrônica, Wikipédia nos apresenta o seguinte conceito:
“Esoterismo” é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido oculto. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.
Segundo Blavatsky, criadora da moderna Teosofia, o termo "esotérico" refere-se ao que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Designa o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração". Também segundo Blavatsky, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade".
Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável. Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.
Muitas doutrinas espiritualistas são também chamadas esotéricas.
Já a palavra “Exoterismo” é o oposto de esoterismo. A palavra deriva do vocábulo grego εξωτερική (éksôtérikí) - de fora, exterior. Significa algo que está disponível de forma pública, sem limitações, ou universal.
Muitas sociedades secretas dividem-se em duas secções: a exotérica ou "face pública" e a esotérica ou "oculta" (que se encontra atrás de portas). Assim encontramos diversas organizações como as fraternidades ou irmandades, tais como a Maçonaria, as quais estão acessíveis aos iniciados num determinado nível mas que possuem níveis cada vez mais elevados de iniciação para a progressão ou evolução de cada um dos membros.
O termo exoterismo, utilizado sobretudo na forma de adjetivo (exotérico) surge pela primeira vez nos diálogos de Aristóteles - "Ética a Eudemo" - para indicar o que é público, por oposição ao que é iniciático (oculto). Designa igualmente as cerimónias públicas nas suas manifestações (religiosas, ritualísticas) e não nos seus significados (esses, sim, esotéricos). O exoterismo, a par com o esoterismo, faz parte das ciências tradicionais.
Fonte: Wikipédia
Diante das teorias acima, podemos afirmar que está ocorrendo uma descentralização das insituições religiosas e os indivíduos já não depositam mais confiança numa instituição ou credo, devido ao desencantamento do mundo. Estão em busca de algo mais que possam completar a sua espiritualidade, buscando preencher através de um sincretismo de várias crenças, desde a antiguidade até os tempos modernos. Nisso, acabam adotando um certo encumenismo, onde não existe uma verdade absoluta, mas relativizada, com diferentes concepções de mundo, todas interagindo, sem nenhum conflito.
Portanto, o neo-esoterismo midiático atual está vivendo uma experiência ou visão de mundo altamente fragmentada e somente uma visão já não é mais considerada como portadora de uma verdade absoluta. É a influência do relativismo pós-moderno na sociedade atual.

Um comentário:

Anônimo disse...

não encontrei nd do que eu queria'