sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Objetivos do Aconselhamento Cristão

Diferenças entre Aconselhamento Pastoral e Aconselhamento Geral

O Aconselhamento Pastoral é geralmente realizado por um sacerdote, pastor ou líder religioso no âmbito das igrejas ou casa pastoral, utilizando-se dos princípios cristãos éticos e morais com base nas orientações das Sagradas Escrituras e do Espírito Santo, através da oração, confissão e comunhão do orientando.
Neste aspecto, o Aconselhamento Pastoral é mais específico do que o Aconselhamento Geral. Enquanto que o Aconselhamento Geral é não-diretivo, ou seja, não é específico, pois envolve aconselhamento de forma geral e mais ampla ao orientando.
O Aconselhamento Geral utiliza-se de outras ciências auxiliares, tais como a Psicologia, Psicanálise, Psicoterapia e Psiquiatria.
Atualmente, já se fala da fusão entre a Teologia e Psicologia, ou seja, dessa união resulta a chamada “Psicoteologia”. É uma linha de pensamento muito utilizada por psicólogos cristãos

Importância do Aconselhamento pastoral no ministério Pastoral

Creio ser de suma importância o Aconselhamento Pastoral no ministério Pastoral, pois o pastor ou sacerdote religioso é líder espiritual capacitado, experimentado e educado dentro dos princípios cristãos, para aconselhar e ajudar os membros de sua comunidade religiosa.
O ser humano vive em sociedade e necessita estar em harmonia com a mesma. Quando não consegue relacionar aspectos de sua vida espiritual, material e familiar, neste momento entra o Aconselhamento Pastoral com o objetivo de equilibrá-lo holisticamente (corpo, alma, espírito).
O Aconselhamento Pastoral é mais direcionado para o aspecto espiritual do indivíduo, enfocando aspectos relacionados ao crescimento como ser humano e social do aconselhando, fazendo com que o mesmo interaja com o seu meio de forma consciente e equilibrada podendo, assim, desfrutar de uma vida plena e de qualidade.

Um comentário:

Unknown disse...

qual é o objetivo do aconselhamento cristão?