sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Deus e o Ambiente

O Aconselhamento na Bíblia

Atualmente, muitas pessoas estão em busca de auto-ajuda. Costumo afirmar que a Bíblia é o melhor livro de auto-ajuda ou melhor é o maior livro que contém "ajuda do alto".
Na Palavra de Deus encontramos refrigério para a nossa alma e dela podemos extrair muitos conselhos sábios que nos conduzirão para a vida eterna. Se quisermos ser sábios, devemos dar ouvidos aos conselhos bíblicos, pois foram escritos por Aquele que não pode errar. A Bíblia, a Palavra de Deus foi escrita por homens santos, que falaram da parte de Deus inspirados pelo Espírito Santo.
O Senhor Deus, em sua infinita sabedoria usou homens capazes para apascentarem seu rebanho. Jetro, o sogro de Moisés foi divinamente inspirado para aconselhá-lo sobre a divisão da responsabilidade de conduzir o rebanho de Deus, através da escolha e capacitação de líderes capazes para conduzir o povo de Deus rumo à Terra de Canaã.
Na Bíblia podemos encontrar bons e maus exemplos de conselheiros. Os conselheiros de Jó demonstraram ser péssimos exemplos. No entanto, apesar de seus maus conselheiros não o terem ajudado, Jó conseguiu sair de seu próprio cativeiro e Deus restaurou sua saúde e prosperidade.
O apóstolo Paulo foi um ótimo exemplo de conselheiro capaz. Deixou-nos cartas que podem ser chamadas de verdadeiras palavras de sabedoria, conhecimento e aconselhamento do rebanho de Deus.
Nos últimos tempos, Deus nos tem falado através de Seu Filho Jesus Cristo, o maior líder, filósofo e psicólogo que já existiu. Nele podemos encontrar a solução para todos os nossos conflitos interiores. Ele é o nosso “Maravilhoso Conselheiro”. De sua boca saíam “palavras de graça” e “nunca homem algum falou assim de tal maneira”. Jesus ama o pecador, porém, nunca concordou com o pecado. Jesus proferiu palavras de bênçãos, perdão e graça para o pecador desesperado e Nele podemos encontrar refrigério para a nossa alma. Diante disso, podemos chamá-lo de “o maior psicólogo que já existiu”, o mais excelente conselheiro.

Nenhum comentário: