sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Alvos e Metas do Aconselhamento Geral e Pastoral

Alvo do Conselheiro no Aconselhamento Pastoral

O alvo do Conselheiro no Aconselhamento Pastoral é promover a maturidade espiritual e emocional do aconselhando, através do seu relacionamento com a divindade ou com o sobrenatural.O alvo principal é levar o aconselhando a alcançar a plenitude de vida, a buscar sempre a perfeição em suas relações humanas, e tornar-se à imagem e semelhança de Deus.
O próprio Senhor nos exorta a sermos perfeitos, assim o Pai o é. Ele diz: “Sede perfeitos, como é perfeito o Vosso Pai celestial”. O aconselhando necessita ser encorajado a enfrentar os seus conflitos e, desta forma, aprender a enfrentar os problemas e desafios da vida com mais eficiência e objetividade, resolvendo assim os seus conflitos interiores com maior eficácia.
E, por fim, o conselheiro deve ajudar o aconselhando a se tornar discípulo do Grande Mestre Jesus Cristo, o qual verteu o Seu sangue na cruz do calvário, para que nos tornássemos seus discípulos e fôssemos salvos para o Reino de Deus e ao mesmo tempo também tornarmos discipuladores e ajudadores uns dos outros, auxiliando outras pessoas que também necessitam de cuidados.

Metas do Aconselhamento Pastoral

As metas do Aconselhamento Pastoral têm por objetivo principal fazer com que o aconselhando se conscientize dos seus conflitos, entenda a si mesmo e diminua as suas emoções negativas, tais como ansiedade, hostilidade, ira, angústia, etc.
Desta forma, o aconselhando terá condições de melhorar a sua qualidade de vida, através de bons relacionamentos, mudando suas atitudes e valores, com relação à vida, o seu meio social e quanto à sua situação emocional.Com isso, o aconselhando se libertará de suas tensões interiores, de suas atitudes inadequadas e assumir um papel de responsabilidade diante dos seus atos, melhorando, desta forma, sua qualidade de vida, através da confiança em Deus e em Jesus Cristo, o qual nos dá força para continuarmos em nossa jornada rumo à Canaã Celestial.

Nenhum comentário: