domingo, 15 de novembro de 2009

Escatologia - Doutrina das Últimas Coisas

O termo “Escatologia”, vem do grego “éschatos” e “logia”, ou seja, é a reflexão racional, o estudo sobre as últimas coisas.
As últimas coisas, entretanto, tanto podem se referir a acontecimentos futuros, quanto a acontecimentos presentes, pois o tempo de Deus é diferente do nosso tempo. O tempo de Deus é “kairós”, enquanto o tempo de ser humano é “chronós”. Para Deus mil anos são como um dia e um dia é como mil anos.
Acredito que o momento decisivo de nossas vidas é quando a morte chega. Quando ela chega devemos estar preparados. Por isso, o preparo espiritual deve ser diariamente. Não sabemos a hora. Nem o próprio Jesus afirmou que sabia a hora de seu retorno. Nem tampouco nós pecadores, haveremos de saber o dia e a hora de retorno de Cristo, nem de nossa própria morte. Se é que estaremos vivos ou mortos quando do Seu retorno.
Todo cristão deve ter a plena certeza de que Deus restaurará todas as coisas ao seu estado original. No “Dia do Senhor” toda a violência, injustiça e opressão deste mundo serão exterminados e Deus nos enxugará toda lágrima, pois não haverá mais morte, nem dor, nem doença ou qualquer tipo de sofrimento.
Enquanto aguardamos a restauração de todas as coisas, devemos viver no tempo presente os valores do reino de Deus, pautados na paz, na justiça, misericórdia, amor e perdão ao próximo. O cristão não deve somente esperar os acontecimentos futuros, mas começar a praticar desde o momento de sua conversão, desde o momento que aceita a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
Portanto, se quisermos morar no céu, devemos primeiramente começar a praticar os valores do reino de Deus aqui na terra. Existe um hino cantado pelo quarteto “Arautos do Rei” que diz que “o céu é aqui”. A nossa vida e o nosso lar dever ser, portanto, o início e um pedacinho do céu.

Nenhum comentário: