sábado, 8 de setembro de 2007

O Jovem Cristão Adventista e o Mercado de Trabalho

Severino Brêda da Silva

RESUMO: No presente artigo iremos abordar o tema, “O Jovem Cristão Adventista e o Mercado de Trabalho”, em face de que muitos jovens cristãos adventistas vêm enfrentando discriminação e dificuldades para se inserirem no Mercado de Trabalho, devido a vários fatores e dentre eles, o que destacamos é a guarda de princípios religiosos, principalmente a guarda do Sábado Bíblico, conforme determina as Sagradas Escrituras.

Introdução

Estamos vivendo atualmente numa era de incertezas, principalmente no mercado de trabalho. A cada dia que se passa, o mercado encontra-se cada vez mais saturado e concorrido e quem não se preparar e qualificar-se ficará para trás.
No presente artigo iremos abordar o tema, “O Jovem Cristão Adventista e o Mercado de Trabalho”, em face de que muitos jovens cristãos adventistas vêm enfrentando discriminação e dificuldades para se inserirem no Mercado de Trabalho, devido a vários fatores e dentre eles, o que destacamos é a guarda de princípios religiosos, principalmente a guarda do Sábado Bíblico, conforme determina as Sagradas Escrituras.
Como o jovem cristão adventista pode se manter fiel aos princípios bíblicos e ainda assim conquistar uma vaga no mercado de trabalho? Quais as atitudes necessárias que ele deve tomar mediante as barreiras encontradas na sua inserção no mercado de trabalho? Existe discriminação no mercado de trabalho atualmente em nosso país? Quais as armadilhas do sucesso profissional para o jovem cristão adventista? Quais as alternativas que o mesmo deve tomar diante do desemprego? Essas e outras questões iremos abordar no presente artigo, no intuito de orientar e auxiliar os nossos jovens para que obtenham sucesso em sua carreira profissional e continuem firmes na fé, guardando os preceitos e os princípios bíblicos de sua fé.

1. Princípio Bíblico acerca da guarda do Sábado

Os Adventistas em geral (Do Sétimo Dia, Da Promessa e da Reforma) têm como princípio e preceito de fé a guarda do sétimo dia, o Sábado. Tal dia, de acordo com as Sagradas Escrituras foi instituído por Deus na criação, sendo que Ele mesmo o separou, o abençoou e o santificou. “O Sábado foi feito por causa do Homem e não o Homem por causa do Sábado”. “Até do Sábado, Jesus é o Senhor”.
Portanto, Deus descansou naquele dia, não porque estava cansado, mas para deixar como exemplo, pois no final dos tempos o homem estaria tão envolvido com o trabalho, com o seu ganha-pão, com as coisas materiais que iria até se esquecer de seu Criador. Deus nos traz esta advertência em seus mandamentos e inicia o versículo com a frase “Lembra-te”, sabendo desde o princípio que as suas criaturas iriam se esquecer de tal dia. Assim, Deus conclama a todos nós para que voltemos nossos pensamentos ao Criador dos céus e da Terra, como advertência escatológica no livro de Apocalipse, exortando a todos que “adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há”.
Portanto, de acordo com os preceitos bíblicos, o Sábado envolve também princípios de adoração à Deus, Nosso Criador e Redentor. Quando suas criaturas adoram o Seu Santo Dia, estão também adorando O Criador.

2. Origem da palavra Trabalho

A palavra trabalho origina-se da língua latina, onde “tripallium” significava um instrumento de tortura.
Nas Sagradas Escrituras, o homem foi condenado ao trabalho após a queda pelo pecado da desobediência às ordens de Deus. A partir disso, o homem deveria obter o seu próprio sustendo pelo “suor do teu rosto comerás o teu pão”, ou seja, antes da queda, o homem tinha o trabalho como meio de satisfação, mas após tal acontecimento, o trabalho passaria a ser um fardo para a sua vida.

3. Discriminação no Mercado de Trabalho

Atualmente, podemos constatar vários tipos de discriminação no Mercado de Trabalho, tais como de gênero, de cor e de religião. As mulheres são discriminadas no mercado de trabalho, pois ganham menos do que os homens, exercendo os mesmos tipos de trabalho. Muitas delas não chegam a postos de liderança, por serem mulheres, mesmo tendo competência para assumirem tais funções.
Podemos constatar também a discriminação religiosa no Mercado de Trabalho, principalmente com relação a jovens que têm por preceito a guarda de um dia de descanso, o Sábado Bíblico (Adventistas e outras religiões).
Há uma certa intolerância impregnada em nossa sociedade quando uma pessoa afirma ser Adventista e guardador do Sábado, sendo, inclusive taxado de “preguiçoso”, “vagabundo”, que não gosta de trabalhar e, com isso, muitas oportunidades de trabalho são perdidas devido à este tipo de intransigência e intolerância religiosa. As pessoas que guardam tais princípios devem ser respeitadas, pois, estão exercendo o seu “livre arbítrio” e o seu direito constitucional de religião, ou seja, estão exercendo sua liberdade de crença, de consciência e de expressão religiosa e jamais devem ser discriminadas ou excluídas por tal opção. Tais pessoas não trabalham no sábado, mas estão dispostas a trabalharem em outros dias da semana tais como domingos, feriados, à noite e outros dias de guarda de outras religiões, como alternativa e compensação de suas faltas no seu dia de guarda. Além disso, nossa legislação trabalhista, a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas traz amparo legal ao descanso semanal remunerado, onde afirma que o mesmo será “preferencialmente” aos domingos, deixando a cargo do empregador estipular qual dia será aquele, ficando a critério do mesmo, em concordância com o empregado a escolha de tal dia, a não ser é claro, que naquele dia a presença do funcionário seja imprescindível em seu trabalho, ficando desde já impossibilitada a sua contratação. Neste caso, não haverá alternativa para a guarda de um princípio religioso.







4. Atitudes Necessárias para inserção no Mercado de Trabalho

Diante das dificuldades e da discriminação que os jovens adventistas guardadores do Sábado encontram relacionaremos algumas recomendações e atitudes que consideramos oportuna e úteis que todo jovem cristão adventista deve ter em mente.

- Fidelidade a Deus: Acima de tudo, o jovem cristão adventista deve ser fiel à Deus, dando bom exemplo e testemunho de sua fé, tendo um bom procedimento perante a sociedade, ou seja, seus vizinhos, amigos, trabalho, parentes, etc. Jamais devem envergonhar a causa de Cristo, pois, assim fazendo estarão trazendo opróbrio à mesma e servirão de “pedra de tropeço” para outros irmãos, dando um péssimo testemunho de sua fé;

- Dedicação nos estudos: Todo jovem cristão adventista deve ser dedicado e responsável em seus estudos, jamais deve ser desleixado em seus compromissos estudantis, deve cumprir sempre com todas suas obrigações, ter um bom relacionamento com seus colegas de sala de aula e seus professores, ser humilde e evitar discussões que não levam a lugar algum;

- A busca pelo emprego: Na busca pelo emprego é necessário utilizar-se de boas técnicas e ferramentas tais como, “networking”, um currículo bem elaborado, boa aparência pessoal: vestimenta adequada, sapatos engraxados, unhas sempre limpas, cabelos penteados, barba sempre feita. As mulheres trajadas com roupas decentes, sem decotes ou curtas, maquiagem sóbria e sem exageros. O que vale mais em nossa vida cristã é o nosso interior, mas seremos analisados pelos recrutadores pela nossa aparência exterior e pelo nosso comportamento perante a sociedade

- Escolha da Profissão: A escolha da profissão é de suma importância e dela dependerá o nosso sucesso ou fracasso como profissionais e cristãos. Escolha sempre a profissão que será do seu agrado e não do agrado de seus pais. Deve ser pensada desde a sua infância. Pense nos seus hobbies e tente escolher uma profissão que lhe dê prazer. O importante é você ser feliz fazendo aquilo que gosta, do que ganhar muito dinheiro e ser infeliz em sua profissão e ser um péssimo profissional. O ganho poderá ser pouco, mas que seja um trabalho digno e honesto;

- Qualificação Profissional: No Mercado de Trabalho atual não há lugar para “desqualificados”, pois, sempre estarão à margem da sociedade. O seu sucesso dependerá muito de 99% de transpiração e 1% de inspiração. Vá à luta, qualifique-se, estude, prepare-se, corra atrás de seus sonhos, pois só será vencedor aquele que se dedicar um pouco mais do que os outros, seja persistente e com certeza o sucesso virá;

- Ética Profissional e Relações Humanas: Como já afirmamos, todo jovem cristão deve primar por uma boa escolha profissional e de preferência que seja sua vocação. Em sua profissão deve sempre agir com ética e responsabilidade perante a sociedade. Todo cristão e jovem adventista deve saber se relacionar bem com pessoas de sua esfera pessoal, profissional e familiar, sem jamais infringir as normas éticas de sua profissão, devendo renunciar a trabalhos que venham prejudicar a sua reputação profissional e pessoal.

5. Alternativas para o Desemprego

Apesar de seguirem as recomendações acima, muitos jovem poderão ficar desempregados, devido às incertezas na economia brasileira e à grande concorrência existente no mercado de trabalho atual. A seguir relacionaremos algumas estratégias e alternativas a estes jovens para conseguirem se inserir no mercado de trabalho.

- Ofereça-se para trabalhar de graça: Muitas vezes, o ganho financeiro não deve ser o nosso objetivo, apesar de que sem dinheiro não somos nada! Isto é verdade. Mas sempre que surgir um trabalho que você gostaria de desempenhar, mas o seu pretenso patrão não lhe dá a oportunidade, às vezes, é necessário que você se ofereça para trabalhar de graça por um certo período. Não poderá ser por um longo período, pois isso poderá trazer complicação para si e para o empregador diante da legislação trabalhista. Com esta atitude, ele poderá avaliar o seu desempenho e lhe dará o emprego;

- Estágio Remunerado: Há várias oportunidades de estágio remunerado através do CIEE, Centro Integrado de Estágio Escola, onde o mesmo oferece bolsas de estudo para estudantes de nível médio e universitários para custearem seus estudos, trabalhando em torno de 30 horas semanais, na esfera pública ou particular e, após o término do estágio, com a chance de serem efetivados.

- Concursos Públicos: Para aqueles que querem estabilidade e uma boa aposentadoria, a melhor alternativa será investir em concursos públicos, onde os salários são bem mais atraentes. O Governo, tanto na esfera pública municipal, quanto estadual e federal abre milhares de vagas todo ano. As exigências são várias: escolaridade nível médio ou superior, formação específica, ser maior de 18 anos, possuir todos os documentos pessoais e nenhuma restrição na justiça. E para os Adventistas, com a vantagem de não se trabalhar aos Sábados, Domingos e Feriados. Mas não se enganem! Trabalhar na área pública também exige dedicação e responsabilidade;

- Trabalho Autônomo (Empresário, Micro Empresário ou Profissional LIberal): Passar num concurso público pode ser difícil, mas não impossível. Mas se isso não acontecer, existe a alternativa de iniciar o seu próprio negócio. Existem vários órgãos que fomentam os empreendedores. Basta abrir uma empresa, participar de um curso de capacitação e elaborar um Plano de Negócios com assessoria do SEBRAE por exemplo, para iniciar suas atividades como empresário, micro empresário ou profissional liberal, caso você já seja formado. O Banco do Brasil possui várias linhas de crédito para esta finalidade, para empresários ou profissionais liberais recém formados. Mas vá com calma! Analise a viabilidade do negócio com cautela para não se endividar logo no início de sua carreira profissional;

- Vendas: O ramo de vendas é uma das áreas que nunca falta trabalho. Freqüentemente estamos diante de vendedores de todos os tipos. Se tiver vocação para esta área, com certeza não lhe faltará trabalho ou emprego e com a facilidade de poder conciliar suas atividades profissionais com a guarda do Sábado, pois, tal ramo é flexível, não exigindo cumprimento de horários, mas de metas;

- Colportagem: A colportagem é um ramo dentro da obra adventista, ligada à área de vendas. Mas com a diferença de ser uma área que concilia trabalho evangelístico com vendas. O Colportor é um ministro evangélico de tempo integral ou parcial de sustendo próprio, ou seja, enquanto evangeliza, vende literatura evangélica para o seu próprio sustento. Se você sente o chamado de Deus para este campo, não evite em ter Deus como seu próprio patrão!

- Magistério: Além da Colportagem e do Ministério Pastoral, também consideramos o Magistério uma sagrada obra. Todas estas áreas estão inter-relacionadas, pois, tanto o Colportor, quanto o Pastor e o Professor são educadores. Mas se você sente o desejo e a vocação de ser Professor de tempo integral, existe a opção pelo Magistério, que consideramos como uma das mais nobres profissões. O professor é um educador e formador de caráter, tanto para esta era, quanto para a era vindoura. Sempre precisaremos de Professores e é uma área em que raramente faltará trabalho ou emprego.

6. Conclusão: Sucesso Profissional e Pessoal

O nosso sucesso profissional e pessoal dependerá muito de nossas atitudes, honestidade, caráter e responsabilidade perante o meio em que vivemos.
Procuramos trazer para os nossos jovens cristãos no presente artigo um panorama do mercado de trabalho atual, as dificuldades existentes, os requisitos, as competências, as atitudes necessárias para se inserirem no mercado de trabalho e as alternativas, sempre seguindo os princípios bíblicos e religiosos da guarda do Sábado, sendo cidadãos dignos, éticos e responsáveis em suas profissões, sem transgredirem suas consciências, sendo fiéis aos seus preceitos, alcançando, desta forma sucesso em suas atividades profissionais, obtendo a sabedoria de Deus em conciliar religião e trabalho.
Apresentamos as recomendações acima que se forem seguidas pelos nossos jovens, com certeza alcançarão seus objetivos e sonhos, realizando-se profissionalmente como cidadãos dignos e honestos perante a sociedade em que atuam, dando um bom testemunho de sua fé.
Que o nosso bom Deus nos dê forças e inspiração para continuarmos fiéis à Sua Palavra! Amém!

Nenhum comentário: