sábado, 8 de setembro de 2007

Ser Professor: Vantagens, Desvantagens e Requisitos Necessários

Muitas vezes, comento com meus colegas de profissão que pretendo ser professor. Alguns deles ficam admirados e me indagam o porquê desta escolha. Será que este rapaz está ficando louco, uma vez que as alternativas, na área contábil, principalmente em empresas privadas, são muito mais atraentes em termos financeiros que o magistério? Por que não optar, na hipótese de não se desejar ser contador, pelo exercício de consultoria, auditoria, análise financeira, pesquisa contábil, custos, contabilidade gerencial, perícia contábil, cargos públicos e mesmo administrativos, etc?
Irei no presente artigo expôr as razões por que pretendi ser professor e realizei um curso de formação pedagógica. Abordarei algumas vantagens e desvantagens do magistério, os requisitos e as competências necessárias ao exercício da profissão docente na era atual.

1. ALGUMAS VANTAGENS DO PROFESSOR

1.1 Férias e feriados

A maioria das escolas e universidades, em termos letivos, trabalham oito ou nove meses no ano. Mesmo algumas que não concedam os três meses de férias e exijam a presença do professor (embora não desenvolvam atividades docentes), permitem que desenvolva trabalho numa linha de seu interesse: pesquisas, artigos, atividades administrativas, etc. Nenhuma outra profissão proporciona férias tão prolongadas ou, na pior das hipóteses, um relaxamento das atividades normais para desempenho de atividades de seus próprio interesse.
Os feriados prolongados, Semana Santa, Semana da Pátria, pontos facultativos, jogos de futebol importantes, como os da Seleção, reuniões especiais, etc., permitem ao professor maior liberdade que a outras profissões. Embora isto seja depreciativo para o ensino, o que repudiamos, não há dúvida de que se institucionalizou em nosso país.

1.2 Rotinas

Ao contrário do que muita gente pensa, o professor não está preso ao escritório, telefone, problemas de ausência de funcionários e outros de seus departamentos, como um empresário.
Um executivo trabalha de 8 a 10 horas diárias, atendendo a telefonemas o dia todo, atendendo a clientes, com todos os tipos de problemas, avaliando relatórios, contas bancárias, etc.
Já um professor não fica preso às rotinas mensais, repetitivas, como as de um contador, administrador, chefe de departamento pessoal, etc. Embora o professor possa repetir anualmente uma mesma aula, dificilmente o fará usando a mesma tônica ou os mesmo exemplos.

1.3 Estabilidade no Emprego

A educação sempre necessitará de professores e as escolas sempre terão que contratar professores, de uma forma ou de outra.
Muitos profissionais perdem os seus empregos nos períodos de crise, mas, felizmente, alguns conseguem se superar, porque além de serem profissionais executivos, ainda são professores, e, na falta de sua atividade principal terão ainda a atividade docente para honrar os seus compromissos e garantir até a sua sobrevivência. É a única profissão que não há preconceito de idade. Quem tem título, até com 60 anos é contratado. É comum o professor trabalhar para duas ou mais instituições, sendo que, dificilmente, ficará desempregado, como um executivo de uma empresa.

1.4 Finalidade nobre da profissão

Há muitos profissionais que percebem elevado salário, mas vivem em função do dinheiro, já que seu trabalho é rotineiro e cansativo. Usam muito pouco sua criatividade e nem sempre trabalham em função de um resultado digno. Com o tempo, seu espírito fica entorpecido (perdem a criatividade).
Já o professor, todavia, ajuda a formar mentes, caracteres, proporcionando sabedoria e conhecimento a seus discípulos. Basta pensarmos nos professores que passaram por nossa vida para verificar quantas belas recordações temos deles. “O professor torna um espírito vivo e o modela”

1.7 Outros pontos positivos

Na atividade de contador, administrador ou executivo, volta-se para casa sobrecarregado de problemas. As dificuldades socioeconômico-financeiras diárias das empresas são estendidas à nossa família, ao nosso travesseiro e aos nossos finais de semana. Não conseguimos nos separar destes tipos de problemas.
Raramente, os professores levam problemas da sala de aula para casa, com exceção, das provas e dos trabalhos a serem corrigidos.
Com exceção das aulas, o professor desfruta de liberdade de horário. E tal fato possibilita-lhe fazer atividades particulares fora do horário do rush, trafegar no melhor horário de trânsito, tudo porque pode administrar o seu próprio tempo. Evidentemente, isto é muito difícil quando se está vinculado a uma empresa.
O prof. Artur Arpad Szbo, relaciona alguns pontos positivos ao exercitar o magistério:
· expor idéias e discuti-las, chegando, até mesmo, a vê-la aceitas por diversos participantes;
· em vários anos de magistério torna-se conhecido por muitas pessoas;
· assimilar a psicologia e dinâmica de grupos;
· aprender a liderar reuniões e apresentações;
· vencer a timidez e a insegurança de falar em público;
· debater temas polêmicos;
· gerenciar conflitos;
· exercitar a criatividade;
· aplicar toda a bagagem técnica, prática e vivencial;
· ter contato com novas idéias;
· não há tédio ou bitolamento.

2. ALGUMAS DESVANTAGENS DO PROFESSOR

2.1 Atividades extra-sala de aula.

Quando muitos profissionais voltam tranqüilos para suas casas, o professor pode estar preso à correção de provas e à preparação de uma aula.
Para minimizar esta desvantagem é importante que o professor saiba administrar seu tempo livre, porquanto boa parte do seu tempo é ele mesmo que controla ( e isto poderia ser tratado como vantagem).
O que também muito contribui como lenitivo desta desvantagem, como já vimos, é o fato de o professor não levar problemas da escola para sua casa, como faz o profissional da empresa, que deixa seu ambiente de trabalho apenas fisicamente, uma vez que mentalmente não se desliga dos problemas rotineiros.
Por outro lado, a experiência do professor, com o passar do tempo, permite-lhe preparar aulas com menor dispêndio de tempo e possibilita-lhe criar instrumentos de correção de provas, minimizando esta desvantagem. A utilização da informática, juntamente com as novas tecnologias na educação, sem dúvida, muito contribuem e aliviam muito esta desvantagem.

2.2 Voto de Pobreza

Em quase todo o mundo é uma das profissões mais mal pagas. Embora o professor tenha de se vestir bem, cultivar boa aparência, deslocar-se mais vezes de uma escola para outra, investir em livros, etc., sua remuneração não é condizente com todo este esforço.
O prestígio e o respeito que o professor gozava no passado poderia, em parte, aliviar sua falta de recursos.
Todavia, há determinadas áreas em que o professor atua (como Administração, Processamento de Dados, Medicina, Direito, Contabilidade, Engenharia, etc) que possibilitam a prática esporádica de trabalhos de consultoria ou cursos em empresas cujos honorários são atraentes e cuja remuneração é compensadora.
Nos grandes centros, as faculdades noturnas propiciam alguns esquemas vantajosos para o professor, por exemplo, aulas nos períodos vespertino e noturno; numa mesma noite podem-se ministrar sete aulas consecutivas. Ressalta-se que na área contábil e em matemática, por exemplo, não é desgastante ministrar este número de aulas numa só noite, já que é fundamental distribuir as aulas em 50% de teoria e 50% de prática. Na parte prática, evidentemente, o aluno é quem trabalha com a supervisão do professor.

2.3 Outros pontos negativos

Muitas vezes o professor enfrenta problemas peculiares ao setor, como: poucos recursos para pesquisas (falta de verbas), inadequação dos currículos (temos pouca força para mudança), despreparo dos alunos (o nível tem caído muito) a mentalidade comercial e não ideológica, principalmente das instituições de ensino particulares.

3 REQUISITOS DE UM BOM PROFESSOR

Conforme Gilbert C. A Highet, citado por Marion (2001), alguns aspectos são fundamentais para que o professor seja bem sucedido e desempenhe com eficiência e eficácia a sua atividade docente.

3.1 Dominar a(s) disciplina(s) que leciona

O professor deve conhecer o todo que se leciona e não apenas parte do todo.
Muitos professores conhecem parte do todo e tentam vender a importância daquilo em que ele é especialista para seus alunos.
O processo de ensinar é inseparável do processo de aprender.
Além de conhecer a disciplina de forma global e não apenas parte dela, é importante que a atualização seja constante, principalmente no magistério de disciplinas como a Contabilidade, que recebe muita influência das constantes mudanças fiscais e tributárias impostas pelo governo.

3.2 Gostar da(s) disciplina (s) que leciona

Se demonstrarmos prazer ao abordarmos uma disciplina, dificilmente os alunos não serão motivados.
Imaginemos um pastor evangélico ensinando, numa escola dominical, sem expressar seu amor e admiração por Jesus Cristo. O ensino bíblico torna-se envolvente quando o preletor ama seu conteúdo, seu autor e sua mensagem.
Se demonstrarmos desinteresse por aquilo que estamos abordando, poderemos “moldar espíritos”, mas nunca levá-los a interessarem por aquele assunto. É uma grande responsabilidade ser professor.

3.3 Gostar dos alunos

Se não gostarmos dos nossos jovens, repudiarmos os seus costumes, sua maneira de vestir, dificilmente faremos um bom trabalho.
A convivência do professor, extra-sala de aula, com alguns alunos, desfrutando da companhia deles, é o melhor indicador de que você gosta deles.
Devemos nos interessar pelos nossos alunos, acreditar neles, ouvir os seus problemas, gravar os seus nomes e tratá-los como pessoas e não como números.
Não temos condições de conhecer a todos, principalmente seus problemas, mas aqueles que nos procuram esperam alguma receptividade de nossa parte.




3.4 Ter senso de humor

“É uma forma que manter o aluno vivo e atento, porque nunca estarão inteiramente certos do que o professor irá dizer no instante seguinte”
O humor nunca deve ser ofensivo ao aluno, com palavras torpes e maliciosas.
O objetivo do humor é ligar o aluno ao mestre, bem como os alunos entre si, através de momento de prazer

3.5 Memória

A hesitação ou esquecimento do professor diante de nomenclaturas, conceitos, etc. é altamente prejudicial, provocando certo descrédito por parte dos alunos.
Existem professores que só dão aulas com fichas na mão. Se por acaso, esquecerem as fichas, provavelmente não conseguirão dar a sua aula, porque não memorizaram o conteúdo ou não prepararam a sua aula. Isto transmitirá insegurança para os alunos.

3.6 Força de Vontade

O professor precisa ter e demonstrar força de vontade, para motivar os jovens. Há jovens que não gostam de trabalhar, de autoridade, de refletir e são rebeldes. Cabe ao professor quebrar estas resistências através da sua força de vontade, para levar em frente a sua missão.

3. 7 Bondade

O aluno não pode temer o professor. Precisa confiar nele para não se sentir ridicularizado ao fazer uma pergunta.
Para isso, o professor deve demonstrar bondade natural e espontânea. O uso da autoridade de forma indiscriminada, bem como de seus poderes sem amor, revela a falta de bondade.
3.8 Humildade

O professor não é o dono da verdade. Nem sempre saberá toda a matéria e em alguma ocasião poderá se esquecer de algum conceito ou fórmula e deverá ter a humildade de dizer que não sabe e que na próxima aula irá esclarecer sobre aquele assunto.

3.9 Marca

Cada professor precisa ter uma característica própria, precisa gozar de um bom conceito diante de seus alunos.
Cada um de nós dever ser conhecido pelo que somos e não necessariamente pelo que temos. O professor deve ser conhecido por algum diferencial, e isso lhe dará credibilidade diante de seus alunos.

2.10 Outros atributos

Alguns pontos fundamentais para que o professor seja bem-sucedido são:
· perder a inibição para falar;
· falar de improviso;
· ampliar o vocabulário;
· melhorar a voz e a dicção;
· disciplinar a exposição;
· melhorar a gesticulação;
· corrigir a postura;
· aprimorar a apresentação geral





Para finalizarmos, gostaríamos de destacar o exemplo do Mestre dos mestres, Jesus Cristo, pois, iniciou o seu trabalho com apenas doze alunos, durante três anos, transmitiu a sua doutrina de maneira que, mesmo aqueles que não são seus admiradores, conhecem, ainda, que parcialmente, seus ensinamentos. O efeito multiplicador dos ensinamentos de Jesus é algo notável. Ele teve uma diversidade de alunos, porém, soube trabalhar com cada um deles, ensinando-os através de parábolas (narração alegórica que encerra uma doutrina).
Jesus não era apenas excelente mestre; sua conduta inspirava confiança em seus ouvintes. Ele vivia aquilo que falava. Este atributo é primordial e indispensável para cada de um nós professores.
Uma grande quantidade de exemplos deixados por Jesus em termos de processo de ensino e aprendizagem é encontrada nos quatro evangelhos. Cremos que a leitura dos evangelhos propicia técnicas surpreendentes e eficazes de como ser bem-sucedidos no magistério, na difícil tarefa de moldar mentes; além disso, faz muito bem para o nosso espírito.
Enfim, pudemos com o presente artigo abordar as vantagens, desvantagens e os requisitos necessários à profissão docente, sem, contudo, esgotarmos o tema, por se tratar de um assunto muito vasto e instigante dentro da educação. Pretendíamos apenas destacarmos sucintamente tais atributos e características e falarmos sobre os motivos da escolha que fizemos em realizar este curso, que pensamos se tratar de suma importância para o exercício do magistério, para desempenhar uma profissão com eficiência e eficácia na sociedade atual, que requer do professor as competências básicas necessárias para o exercício pleno da cidadania.

7 comentários:

Sheila Ferr disse...

Muito boa sua reflexão sobre este tema!
Deus te abençoe!

Rosemeire disse...

Tenho vontade de fazer pedagogia mas tenho medo de não ser uma boa professora estou no terçeiro semestre de administração, o que fazer estou muito indecisa. meu nome é Rosemeire

Anônimo disse...

You really make it seem so easy with your presentation
but I find this matter to be actually something which
I think I would never understand. It seems too complex and very broad for me.
I'm looking forward for your next post, I'll try to get the hang of it!



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Unknown disse...

Eu faço Ciências contábeis estou no 5° semestre, e o meu sonho é ser professora de contabilidade e matérias afins. Eu espero conseguir realizar este sonho, posso hoje não saber tudo de contabilidade pois é muito complexa, mais aos poucos vou aprendendo. Espero entrar em uma faculdade, pois muitos exigem experiência, mais sei que meu desejo é maior e vou conseguir.

Anônimo disse...

Quero fazer faculdade de pedagogia pois acho uma profissão muito gratificante, claro que o salário poderia ser muito melhor, mas a remuneração não é tão ruim. Muitos escolhem essa profissão apenas por dinheiro ou por ser uma escolha de faculdade mais barata. Fico um pouco insegura pelos alunos pois tenho medo de como serei recebida em sala de aula.

Anônimo disse...

Quero fazer matemática! Sempre tive vontade de ser professor. MAs ja tem 4 anos que terminei o ensino medio,esqueci tudo praticamente. Será que isso é um impedimento para estar realizando meu sonho?

clara disse...

quero ser professora de matemática mais não recebo apoio esse ano vou fazer vestibular e agora?