sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Professores preparados


O estudo da Lição da Escola Sabatina é um dos métodos mais eficazes para a compreensão das verdades bíblicas. O professor tem aí um excelente campo missionário para conduzir as almas sob seu cuidado às fontes cristalinas da Palavra de Deus e prepará-las para o Seu reino. Uma escola sempre será medida por seus mestres. E com a Escola Sabatina não é diferente. Ela nunca será melhor do que os seus professores. Daí, portanto, a necessidade de escolhê-los bem e prepará-los convenientemente para a sua sagrada função.
Não há dúvida de que alguns já nascem com maior talento para o ensino do que outros. São por natureza bem organizados, comunicativos, estudiosos, expressam-se com facilidade e correção, e isto os torna bons professores. Mas os professores natos, entretanto, são minoria. A maior parte dos professores de êxito se fizeram através de esforço perseverante, disciplina e estudo. Isto equivale a dizer que qualquer indivíduo pode ser um bom professor, se estiver disposto a pagar o preço dessa formação. Não em termos financeiros, mas de tempo, dedicação e esforço.O professor ideal - Seguem abaixo alguns ços do que a Igreja espera dele: 1. O professor da Escola Sabatina precisa não apenas saber, mas ser. E o que ele é, tem até mais valor do que o que sabe. Se o professor cristão não vive de acordo com o que ensina, o efeito de suas palavras poderá ser nulo. Ele deve ensinar pelo que diz, pelo que faz, e principalmente pelo que é. Sua autoridade, portanto, deriva de sua experiência pessoal.2. Um professor com o devido espírito deve manter comunhão habitual com Deus, através do estudo da Sua Palavra e da oração. Sua experiência com Deus precisa ser real e pessoal. Caso contrário, sua contribuição aos alunos se limitará ao plano intelectual.3. Ele precisa ter consciência de que é ao mesmo tempo um aprendiz. Ele não está à frente de sua classe só para ensinar, mas também para aprender. “Se sois chamado a servir como professor, sois chamado a ser também um discípulo.” — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 179. “Se não estiver plenamente qualificada, mas sentir sua responsabilidade, a pessoa que deverá aceitar o cargo de professor fará o máximo possível por aprender.” — Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 97.4. Que tenha amor pelas almas.5. Fidelidade à doutrina. O professor deve expor a lição segundo os ensinos doutrinários da Igreja. Se tiver opiniões particulares sobre doutrina, interpretação de profecias ou idéias extremadas sobre a reforma de saúde, etc., deverá evitá-las em sua exposição em classe.6. Freqüência à Classe de Professores. O ensino será grandemente fortalecido se os professores se reunirem para juntos debaterem os pontos importantes da lição, bem como as dificuldades e perguntas que possam despertar dúvidas.Como preparar a Lição – O preparo da lição deve começar no sábado à tarde, com uma vista geral de seu conteúdo e uma recapitulação diária durante a semana. Assim a lição se fixará de modo indelével na memória do professor e lhe dará tempo e oportunidade de extrair lições espirituais. Normalmente, um professor bem-sucedido dedicará de 3 a 5 horas de preparo durante a semana. Esse preparo deve incluir não só o estudo da lição em si, com a conseqüente pesquisa das respostas na Bíblia, mas também as fontes adicionais, como livros do Espírito de Profecia, dicionários, concordâncias, atlas, comentários bíblicos, etc. Depois que o professor dominar todo o material e tiver uma compreensão clara do assunto da lição, deverá se perguntar: “Para que foi escrita esta lição? Que se pode conseguir com ela? Que resultado espiritual poderá ser alcançado na vida dos alunos?”Para que a lição possa ser aplicada adequadamente às necessidades dos alunos, é importante que o professor conheça as necessidades espirituais do aluno e se está enfrentando algum problema no qual possa ser ajudado.Explanando a Lição - Havendo concluído o preparo da lição, o professor deve apresentar-se na unidade confiantemente, certo de que todos vão desfrutar esse período de estudo.Em seguida, deve anunciar o título do estudo, fazer uma breve introdução e passar diretamente para os pontos principais. O professor pode perguntar a vários alunos qual o ponto que mais lhes chamou a atenção na lição, e então partir dessas contribuições para os seus comentários pessoais, o que tomará a classe dinâmica e participativa.Fazendo perguntas - Uma das qualidades mais valiosas que um professor pode adquirir é a arte de fazer perguntas. As perguntas forçam os alunos a pensar, mostram o que eles sabem, prendem a atenção e estimulam a participação. Daí a importância de saber formulá-las.As perguntas podem ser de natureza geral, em que qualquer aluno pode responder. Essa espécie de pergunta é boa numa classe que não reage com presteza. Já a pergunta individual é formulada a uma pessoa em particular. Certas pessoas estão sempre prontas a arriscar uma resposta a qualquer pergunta. Outras não apreciam ser citadas publicamente para responder uma pergunta. O professor prudente deverá respeitar essas características pessoais de seus alunos ou poderá perder a presença deles.Há vários tipos de pergunta: as “verdadeiro ou falso”, as “para completar” e as “diretas”. A pergunta “verdadeiro ou falso” é aquela que pode ser respondida por uma inclinação de cabeça, um fervoroso “amém”, ou o silêncio mais completo. Por exemplo: “O sábado é o sétimo dia da semana, não é certo?” Estas não são as melhores perguntas.A pergunta “para completar” é parte de uma declaração que o professor faz e os alunos a concluem. Exemplo: “O sétimo dia é...” Esse tipo de pergunta pode ser usado só algumas vezes, pois não requer uma resposta ponderada.A pergunta “direta” é aquela que requer uma resposta verbal por parte do aluno. Exemplo: “O que significa a Bíblia para você?” Geralmente começam com algumas das seguintes palavras: por que, que, qual, como, quando, onde, quem e de quem. Essas são as melhores perguntas, pois induzem o aluno a pensar e a expressar uma resposta, sem ficar constrangido.O uso de Iustraçoes Um professor dinâmico sabe escolher ilustrações apropriadas para tomar clara uma verdade. Não se deve contar uma história sem motivo, ou só porque ela é divertida, E preciso que ela ajude a esclarecer o assunto.Jesus extraía Suas ilustrações da Palavra de Deus, da natureza e da vida. “Em parábolas e comparações Ele encontrou o melhor método para comunicar verdades divinas. Em linguagem simples, usando figuras e ilustrações tiradas do mundo natural, Ele descerrava a verdade espiritual a Seus ouvintes e expunha preciosos princípios que se teriam apagado da memória deles, sem quase deixar vestígio, se Ele não houvesse relacionado Suas palavras com emocionantes cenas da vida, experiência ou natureza.” — Fundamentos da Educação Cristã, pág. 236.Utilize poucas e boas ilustrações, que sejam simples e compreensíveis ao aluno. Encerre sempre a lição de modo positivo, com uma aplicação prática do tema principal, e expressando sua confiança na direção de Deus.Classe de professores É importante que os professores da Escola Sabatina se reúnam na igreja, com a presença da direção da Escola Sabatina e do Ministério Pessoal (para apresentar planos missionários), a fim de recapitularem a lição da semana juntos. Isso promove o entrosamento entre os professores e a unidade doutrinária, além de servir de auxílio aos novos professores. Pode-se fazer uma escala entre os professores para a recapitulação da lição. O responsável pela lição deve estar bem preparado e poderá usar o esboço da lição para focalizar os pontos principais.Tradicionalmente a unidade dos professores ocorre aos sábados pela manhã, porém cada escola sabatina é livre para escolher o melhor dia e horário para essa classe.

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